A obesidade é uma doença crônica, que precisa de atenção e cuidados específicos como qualquer outra. É a segunda maior causa de morte evitável nos Estados Unidos, perdendo apenas para o cigarro, e um dos principais problemas de saúde pública da sociedade moderna. É a doença que mais cresce no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, atingindo mais de 22 milhões de pessoas. A Universidade de Washington divulgou em 2014 um estudo mostrando que o Brasil já é o 5º país do mundo com maior número de obesos.

Diferentemente do que muitos pensam, a obesidade não é apenas um problema de excesso de alimentação e de sobrepeso. Tem múltiplas e complexas causas. Pode levar à morte e acarreta alto risco para inúmeras outras doenças, como o diabetes, a hipertensão, doenças cardiovasculares, apneia do sono, infertilidade e depressão, entre outras.

O paciente com obesidade grave, também chamada obesidade mórbida, tem este risco elevado, com expressivo aumento na possibilidade de morte – até 250%, em comparação ao sobrepeso menos grave. Esse grau de obesidade é geralmente apontado quando o paciente está 45 kg acima de seu peso ideal.